Facebook
07
ago

Cesárea ou parto normal: qual o mais indicado?

meufofinho_blog_fotos_3

Você será mamãe e tem dúvidas sobre a escolha entre parto normal ou cesárea? Nós reunimos algumas curiosidades e informações para ajudar você nessa decisão.

As cesáreas são operações cirúrgicas, nas quais o obstetra retira o bebê do útero da gestante por meio de uma incisão no abdômen. Ela é mais indicada nos casos em que os bebês pesam acima de 4,5kg, estão sentados ou na posição transversal, possuem malformações congênitas ou quando há sofrimento fetal agudo, entre outros motivos. Contudo, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a gestante só poderá optar por esse tipo de procedimento após a 39ª semana de gravidez. Segundo o Conselho, essa é uma medida adotada para a segurança do bebê, já que o parto de cesariana tem maiores riscos.

O parto normal é o preferido dos especialistas. Apesar de ser mais demorado, há menos risco de complicações – tanto para o bebê quanto para a mamãe –, a cicatriz é menor, a recuperação mais rápida e há menos dor no pós-parto. A preocupação sobre a dor nesse tipo de procedimento pode ser abolida, graças a anestesia peridural. Ela é dada na região lombar da coluna vertebral, paralisando geralmente da cintura para baixo e mantendo a pessoa acordada. Não prejudica o bebê e ainda ajuda a mamãe a não sentir dor durante o trabalho de parto.

Independentemente de sua decisão, o importante é verificar as condições da gravidez com seu médico e consultá-lo sobre os dois procedimentos. Após pesquisar e se informar, escolha a melhor opção para o seu bebê e para você.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!