Facebook
27
nov

Posso dormir lá, mãe!? 5 dicas para incentivar amizades.

13_11_2
Se para um adulto as amizades são extremamente importantes nos pontos psicológicos e sociais, na vida dos pequenos elas são ainda mais: ajudam a construir a personalidade, incentivam a criança a expressar opiniões, desenvolvem a autoestima e laços que são carregados por toda a vida.

Relacionamos aqui algumas dicas para influenciar seus filhos a desenvolver melhor as amizades seja no colégio, na família ou onde elas estiverem.

1 – Ofereça diversas oportunidades para o seu filho socializar.

Em alguns casos, o sentimento de proteção incentiva os pais a manter a criança um pouco isolada do resto do mundo. mesmo altamente prejudicial e pode trazer danos irreversíveis à personalidade.

Proporcione oportunidades para o seu filho interagir com o mundo. Quanto mais melhor, tanto com adultos, quanto com crianças. Ao se sentir à vontade para dizer o que pensa, com certeza vai ficar mais laços serão construídos.

2 – Seja o exemplo

Ao ver o modo como você fala com outras pessoas, a criança é incentivada a fazer o mesmo. Pais que nunca se encontram com os amigos estão dando o exemplo de que não é preciso se relacionar.

3 – Converse

Conversar com seu filho é a melhor maneira de entender o que se passa em sua vida. Ouça suas histórias com atenção e dê sugestões reais de como se comportar em determinada relação.

4 – Não obrigue seu filho a fazer amigos

Quando a criança não se sente à vontade com determinada criança, parente ou ambiente, sua vontade será de sair dali o quanto antes, nem que seja para se isolar no seu próprio quarto.

Por isso, não force seu filho a frequentar a casa de amigos, primos ou parentes sabendo que ele não vai se sentir bem.

5 – Cuidado com atividades que incentivam o isolamento

Toda e qualquer atividade de entretenimento que a criança possa realizar sozinha é uma possibilidade de gerar isolamento. Porém, um bom conselho é não controlar completamente o uso do computador, videogames, tablets e afins, afinal atualmente as crianças crescem em um mundo cercado de tecnologias.

Ao oferecer muitas opções de atividades em grupo, junto com os amigos, a solidão do quarto e o computador são atividades recorridas com uma frequência menor.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!