Facebook
08
jan

08_01_3

Orgânicos: bom pra todo mundo.

Uma alimentação saudável é muito importante para qualquer pessoa.
E durante a gestação e infância, essa importância é ainda maior.

Os orgânicos, seja de origem animal ou vegetal, são produtos desenvolvidos sem a utilização de substâncias químicas, adubos químicos, sementes transgênicas, hormônios sintéticos e antibióticos que ampliam o crescimento de forma irregular.

Estudos demonstram que os agrotóxicos são altamente prejudiciais ao organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar diversas complicações tanto em adultos quanto em crianças: reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e outras enfermidades.

Já os orgânicos, carregam sempre uma grande quantidade de vitaminas, proteínas e toda a sua composição nutritiva sem a inserção de quaisquer substância que possa trazer danos ao organismo do seu humano. Por isso estes produtos devem fazer parte da dieta de futuras mamães e das crianças.

Na gestação ocorre a programação metabólica de um novo ser e, por isso, é muito importante que a mãe mantenha uma alimentação saudável com alimentos sem aditivos de qualquer natureza. Os hábitos alimentares podem comprometer tanto a integridade da mãe durante a gestação, quanto a qualidade do leite na amamentação.

O espinafre, brócolis e a couve são folhosas de cor verde-escuras e de fácil acesso dentre os orgânicos. Estas contém abundância de ácido fólico, uma vitamina muito importante para o período pois ajuda na rápida divisão celular, fechamento do tubo neural e desenvolvimento fetal. Também fontes de ferro, estes folhosos são ótimos aliados na prevenção à anemia, frequente em gestantes e crianças. Também contém magnésio, que ajuda a prevenir a pré-eclampsia e hipertensão gestacional.

Ovos caipiras são facilmente encontrados e excelentes para as gestantes. A colina presente neste alimento ajuda no desenvolvimento cerebral e é reguladora da memória e atenção do bebê. Feijão e arroz integral são outros aliados importantes na nutrição de grávidas e crianças, pois além do seu caráter orgânico, estes produtos possuem um grande potencial nutritivo e carregam consigo o ferro, manganês, cálcio, vitamina k, fibras e outros nutrientes fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças e bom desempenho na gestação das mamães.

Por isso, mamãe: consuma alimentos orgânicos e influencie esta prática nos pequenos desde cedo. Quem se alimenta com qualidade, vive com qualidade.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!